Nem todas as atividades postadas no blog "Nos Caminhos da Alfabetização" são de nossa autoria e algumas desconhecemos.

domingo, 7 de março de 2010

Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo

· Vygostsky sublinhou as infuências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança:

- O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social

- A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos

- Cada cultura tem o seu próprio impacto

- O conhecimento depende da experiência social

· A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.

· Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem (“guidance and teaching”).

· Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) – intervalo entre a resolução de problemas assistida e individual.

· Uma vez adquirida a linguagem nas crianças, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas próprias de forma a direccionarem o seu próprio comportamento, linguagem essa que mais tarde será internalizada e silenciosa – Desenvolvimento da Linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário