Nem todas as atividades postadas no blog "Nos Caminhos da Alfabetização" são de nossa autoria e algumas desconhecemos.

terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto




COPA DO MUNDO 2010

Identificação:

FIMES: Faculdades Integrada de Mineiros
Pedagogia - Anápolis
Turma: única
Professora: Cacilda Vasques
Título do Projeto: Copa do Mundo

Período: 11/06/10 a 11/07/10

Acadêmicas:

Adriana Lima Pires
Edileusa Fernandes da Silva
Elizabeth Oliveira de Souza
Cássia Aparecida Borges da Silva
Júlia Aparecida Damaceno
Jurcélia Aparecida da Costa
Lourdes Maria Vieira Guimarães
Luciene de Souza Campos


A Copa do mundo acontecerá na áfrica do Sul.
O Brasil deseja ser hexacampeão.
A seleção brasileira possui os melhores jogadores do mundo.


Muitos países já venceram a Copa.
Várias seleções participarão da Copa.
Tornou-se a Copa do Mundo uma paixão.

Iremos aprender como?
Por meio de leituras, jogos, cartazes, músicas, debates.
Partidas de futebol.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Justificativa:
O futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura. Brasileiro é apaixonado por futebol.
Copa do Mundo é um tema motivador relacionado com a realidade dos nossos alunos, permitindo realizações de atividades nas mais diferentes disciplinas, tornando a aulas dinâmicas, envolventes e enriquecedoras.
É uma paixão nacional. A população respira futebol, nas ruas, nas lojas, nas escolas, enfim em todos os ambientes. Tudo é verde, amarelo


Português:


* Leitura – Ler corretamente o texto proposto, compreendendo sua mensagem;
* Vocabulário – Reconhecer o significado correto das palavras como:
Hino Nacional: palavras que as pessoas mais erram
*Interpretar corretamente o texto proposto;
* Construção de poemas, tendo como tema: “Futebol, uma paixão nacional
*Ordem alfabética de países, jogadores...
* Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios: jogadores,
técnico, juiz e outros.

Matemática:

* Uso das quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) - Aplicar as quatro operações corretamente dentro de problemas .
* Identificação de formas geométricas no campo; *
*Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times;
* Significada da palavra penta ( tetra, tri, bi).


Ciências:

* Sistema muscular - Destacar os principais músculos e suas respectivas importâncias;
*O caminho da imagem - Reconhecendo o caminho que a imagem realiza até vermos na televisão. (meios de comunicação)
*A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso . . . Montar com as crianças um cardápio

Geografia/História:

* História do Futebol - Reconhecer a origem do futebol;
*Pesquisas sobre os costumes, culturas, religião e comidas típicas dos países (trabalho de grupo;
* Linha de tempo das Copas - Construir uma linha de tempo utilizando as Copas do Mundo passadas;
* História da Copa do Mundo - identificar os principais dados da história da Copa.


Educação Religiosa:

* A escolha do Doze - Reconhecer a responsabilidade de realizar escolhas.
* Racismo, paz...

Educação Artística:
* Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países
*Jogo da memória, quebra-cabeças...
*Confecção de bandeiras utilizando guache;


Educação Física:

*Organização de partidas que misturem meninos e meninas: Vale futebol, vôlei, basquete...


Atividades:

Introdução: – Vídeo: Impacto Copa 2010, África do Sul
_Curiosidades sobre a África;
_ Música: É uma partida de futebol;
Desenvolvimento: Leituras, cartazes, debates, histórias matemáticas, jogos, produção textual, experiências, músicas, desafios.
Culminância: Jogo de futebol entre os alunos da turma.
Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.

Avaliação:

Interesse, participação, assiduidade e pontualidade.


FUTEBOL... PAIXÃO NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário